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3 RAZÕES PARA CADASTRAR OS CLIENTES DA SUA ÓTICA!

legenda. Administração de óticas. Imagem mostra cliente experimentando óculos em frente à vitrine da ótica.

 

Realizar o cadastro dos clientes muitas vezes é uma tarefa deixada de lado nas óticas, por ser vista como muito trabalhosa ou sem utilidade. Mas vamos mostrar a seguir as principais razões para manter o cadastro da sua clientela sempre atualizado.

 

 

1 – Identificar o perfil do cliente

 

Conhecer o cliente é fundamental para que você consiga oferecer produtos para atender às suas necessidades de forma personalizada. Uma maneira eficaz de obter estas informações é realizar o cadastro dos seus clientes, registrando em seu sistema dados como, nome, sexo, data de nascimento, entre outros.

Para isto, o ideal é contar com um sistema específico para óticas, onde todas estas informações serão armazenadas e acessadas com facilidade, sempre que necessário. Vale salientar que é importante avisar ao cliente que a sua empresa utilizará estas informações somente para entrar em contato e oferecer promoções e que seus dados ficarão em sigilo.

Através do sistema é possível associar ao cadastro do cliente, todos os registros de compras que ele realizou em sua ótica, ticket médio dos gastos, bem como seus hábitos de consumo.

Quando se relaciona estas informações, é possível traçar um panorama geral do perfil da sua clientela e com isto, planejar com mais assertividade os rumos do seu negócio. Desde a definição de quais itens comprar para repor o estoque, até mesmo na escolha da decoração da sua ótica.

 

 

2 – Facilitar ações de marketing

 

Ficar à espera da visita espontânea do cliente na sua ótica para conseguir realizar novas vendas pode não trazer os resultados esperados. Por isto, é preciso procurar o cliente, lembrá-lo da sua ótica e oferecer ofertas direcionadas para despertar nele o desejo de uma nova compra, tudo isto através de ações de marketing.

Para realizar ações eficazes é preciso ter seus clientes cadastrados, e manter sempre atualizadas as informações básicas como, telefone, endereço e e-mail. Em pose destas informações você poderá ligar, enviar e-mails promocionais, mensagens SMS, mala direta, entre outros. Outra ação bacana de se fazer é enviar mensagens em datas comemorativas como, natal, dia das mães e dia dos namorados, parabenizar o cliente da data do seu aniversário e muito mais.

Tudo isto atrairá seu cliente para a sua loja ou ao menos fará com que sua ótica fique na sua lembrança, até o momento em que ele decidir pela compra de mais um óculos.

 

 

3 – Melhorar o relacionamento com o cliente

 

Utilizar o pós-venda é uma ótima ferramenta para melhorar o relacionamento com o seu consumidor e desenvolver novas oportunidades, pois passa mais credibilidade, gerando mais confiança com relação à sua empresa. A base para se realizar ações de pós-venda, são as informações do cliente cadastradas no seu sistema de gestão. A partir delas sua equipe poderá entrar em contato após uma compra, esclarecer dúvidas e escutar com atenção as possíveis críticas. Estas informações capitadas através deste contato muito são valiosas, pois, servem de termômetro para verificar o nível de satisfação do cliente, saber se o produto atendeu às suas necessidades, além de identificar possíveis falhas e assim tomar as ações para corrigi-las.

 

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