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5 DICAS DE COMO FIDELIZAR OS CLIENTES DA SUA ÓTICA!

Administração de óticas. Imagem mostra cliente experimentando óculos em frente à vitrine da ótica.

Especialistas em marketing afirmam que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um antigo. Este custo vem dos esforços para a prospecção, que podem ser o desenvolvimento de materiais de divulgação, anúncios pagos para atrair a atenção, além dos gastos com uma boa estrutura física da loja.

Depois de todo o empenho e investimento para fazer com que ele realize a primeira compra na sua ótica, não se pode perder o cliente de vista. Por isto, ações para fidelizar os seus clientes são tão importantes, para que você consiga melhores resultados, diminuindo o custo para a conversão de nova venda e aumentando o ticket médio, já que o consumidor fiel costuma ter mais confiança em fazer compras em valores maiores nas empresas em que confia.

Para te ajudar a montar um plano de fidelização dos seus clientes, reunimos 5 dicas imbatíveis:

 

1 – Identifique o perfil do seu cliente

Busque informações das características dos seus clientes, como idade, sexo, quais produtos costuma comprar na sua ótica, desta forma, você poderá identificar as suas preferências e desejos. Isto é fundamental para oferecer a ele produtos e serviços que lhe agradam mais e tenham portanto uma melhor aceitação, o que aumenta a probabilidade de conseguir novas vendas.

 

2 – Aprimore o atendimento

O bom atendimento é um excelente diferencial competitivo, afinal, todo cliente quer ser bem atendido e a maneira como é tratado na sua ótica vai ser um fator de decisão importante para que ele opte por retornar ou não.

Portanto, prepare a sua equipe de vendedores, para que possam atender bem a seus clientes, investindo em treinamentos constantes, focados no aprimoramento do atendimento.

 

3 – Tratamento diferenciado

Mostre ao seu cliente que a sua ótica tem uma maneira exclusiva de atendê-lo, a começar pela abordagem mais humanizada, como, por exemplo, perguntar seu nome, e assim chamá-lo durante todo o atendimento, oferecer a ele lugar confortável para se sentar, café, água, entre outras coisas,  para que sua estadia seja o mais agradável possível.

Mesmo após a venda o cuidado não deve ser esquecido, envie a ele mensagens em datas comemorativas, como aniversário, páscoa e natal. Ofereça também benefícios exclusivos como brindes, descontos e ofertas especiais.

Estas boas práticas demonstram para o seu cliente todo o seu cuidado e o quanto ele é importante para a sua ótica.

 

4 – Fortaleça o relacionamento

Mantenha-se próximo ao seu cliente, nunca o deixe sem resposta, esteja sempre disponível para sanar possíveis dúvidas ou resolver possíveis problemas e reclamações. A prontidão e rapidez na sua resposta demonstra o quanto a sua ótica o valoriza e que ele poderá contar com este atendimento sempre que precisar.

As redes sociais são ferramentas importantíssimas para o fortalecimento do relacionamento com seu consumidor, por isto, esteja presente não só para divulgar seus produtos e serviços, mas para interagir com a sua clientela, sanar dúvidas e manter-se presente na sua lembrança.

 

5 – Utilize o CRM

O módulo CRM (Customer Relationship Management) do sistema Vixen Ótica facilita a gestão do relacionamento com os seus clientes, pois com ele você pode acessar todas as informações do consumidor, como, por exemplo, dados do seu perfil, seus hábitos de compra, registros de interações, entre outros.

Desta forma, você conseguirá planejar melhor suas ações de fidelização, prestar um atendimento individualizado para cada cliente, entendendo as suas necessidades específicas.

 

Como você pode ver, a fidelização dos clientes é um fator importante para o sucesso da sua ótica, que exige dedicação e uma gestão correta. Esperamos que estas dicas lhe ajudem a tornar o seu atendimento mais próximo à sua clientela e que consequentemente você possa conquistar novas oportunidades de vendas.

 

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