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5 maneiras de melhorar a retenção dos clientes da sua ótica!

5 maneiras de melhorar a retenção dos clientes da sua ótica!
5 maneiras de melhorar a retenção dos clientes da sua ótica!

Após grande esforço, utilizando diversas táticas de marketing, você conseguiu atrair um novo consumidor para a sua ótica, ele fez a primeira compra e se tornou cliente. Pronto, você conseguiu realizar a parte mais difícil. Mas e agora, como mantê-lo fiel retornando regularmente?

A retenção de clientes é uma das tarefas mais importantes para uma ótica, pois faz toda a diferença nos seus resultados de vendas. Clientes fidelizados costumam consumir mais, como já conhecem a qualidade do produto/serviço tem maior confiança em gastar valores maiores.

Confira a seguir algumas dicas para te ajudar na retenção dos seus clientes:

1- Aprimore o atendimento

Mantenha o treinamento de atendimento da sua equipe sempre em dia, dando uma atenção especial para a forma de tratamento, que precisa ser cordial e atenciosa, sem insistência. Um relacionamento sólido com seu cliente é construído a partir de experiências positivas dele com a sua ótica.

Estimule que sua equipe reflita após cada atendimento, para identificar quais foram os pontos positivos e os que precisam ser melhorados. Esta é uma oportunidade de aprimorar ainda mais as técnicas de atendimento e atender cada vez melhor os seus clientes. Desta forma você conseguirá criar uma base forte de clientes fiéis e recorrentes.

2- Foco nas tendências

Para manter a sua clientela sempre ativa, é preciso estar atento às novidades de estilos de armações e acessórios. Tenha uma boa variedade de marcas, cores, materiais e formas, para compor o mix de produtos da sua ótica, com preços variados, desta forma, você conseguirá atender toda a sua base de clientes.

Aposte também nas marcas mais conhecidas, querendo ou não as pessoas gostam de produtos de marca e estão geralmente dispostas a pagar um valor maior, por já terem a confiança na sua qualidade e pelo status que este produto lhe proporciona. Por isto, não deixe de ter este tipo de produto na sua ótica, pois se o cliente não encontrar na sua loja buscará o seu concorrente. Não perca esta oportunidade!

3- Ofereça o melhor

Com certeza você já ouviu de algum dos seus clientes que um par de óculos custa muito caro. Realmente é um item que pode pesar no orçamento mensal de muitas pessoas. Porém, a satisfação do seu cliente em relação a esta compra dependerá da maneira como ele é tratado na sua ótica e a adequação do produto às suas necessidades.

Procure ouvir os seus clientes, para oferecer o melhor par de óculos que já usaram. Considerando o conforto e proteção visual, o atendendo de maneira gentil e profissional. Desta forma, os seus clientes perceberão o valor pago na compra como um valor justo, aumentando as chances de ele retornar mais vezes.

4- Mantenha contato

Seus clientes podem passar muitos meses e até anos sem voltar na sua ótica. Porém, não fique este tempo sem manter contato com eles, para que não se esqueçam de você. Para isto, busque manter sempre ativa a sua comunicação.

Existem diversas formas de conseguir manter este contato recorrente, desde o envio de e-mails, SMS, mensagem pelo WhatsApp, os informando sobre novos produtos, promoções e o parabenizando no seu aniversário, mensagens em datas comemorativas, entre outras.

Mantenha também as redes sociais da sua ótica sempre atualizadas, compartilhe fotos legais dos seus produtos, faça promoções online, etc. É importante que você estimule seus clientes sigam suas páginas de mídia social e façam check-in ao visitarem a sua loja.

5- Aposte no CRM para óticas

O CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) do sistema Vixen Ótica, é uma importante ferramenta que possibilita a armazenagem de dados dos seus clientes, registros de interações, para tornar mais próximo e personalizado o relacionamento com os seus consumidores. O sistema organiza os contatos de forma automatizada, em tempo real, simplificando o processo de pós-venda e a fidelização dos seus clientes.

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