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DICAS DE MARKETING PARA ÓTICAS – PARTE I – CONHEÇA O PERFIL DO SEU CLIENTE

 

Saber utilizar as ferramentas de marketing é fundamental para o sucesso da sua ótica. Mas nem sempre é fácil saber por onde começar, quando se trata de fazer um planejamento de marketing. Então, reunimos algumas dicas que vão te ajudar a planejar as suas ações, para que você consiga alavancar as suas vendas, sem envolver grandes custos para isto.

A começar, vamos aprender como identificar o perfil do seu cliente, para assim conseguir oferecer a ele aquilo que ele está em busca e consequentemente melhorar as suas vendas.

 

 

 

IDENTIFICANDO O PERFIL DO SEU CLIENTE

 

Conhecer o cliente é fundamental para que você consiga implementar um bom planejamento de marketing para a sua ótica, pois ajuda a direcionar os seus esforços de vendas. Mas como conseguir estes dados tão valiosos sobre os seus clientes?

Confira a seguir maneiras eficazes de captar estas informações:

 

 

  • Perguntas durante visita

Clientes escolhendo óculos na vitrine da óticaUm método simples e barato de conseguir informações cruciais dos clientes é perguntando. Sim, isso mesmo. Aproveite o contato com cliente para fazer perguntas a ele, durante a visita à sua ótica. No momento de atendê-lo no caixa, faça perguntas como: “Como conheceu a nossa ótica?”, “O que mais chamou a sua atenção na nossa ótica?”. Estas simples perguntas são reveladoras, e vão ajudar a ter uma ideia da percepção do seu cliente.

 

Lembre-se de anotar as respostas e manter um registro para consultar no momento de planejar as suas estratégias.

 

 

  • Perguntas e informações nas redes sociais

Você também pode fazer perguntas para o público da sua ótica, através das redes sociais. Crie postagens que estimulem a interação, peça para que eles deixem comentários, se gostaram ou não de determinado produto, por exemplo. Os Stories do Instagram também possuem ferramentas próprias para fazer perguntas, com diversas possibilidades de pesquisas rápidas, como enquetes, perguntas com respostas alternativas, reações ao seu conteúdo, entre outras.

 

Perguntas em stories Instagram

 

 

Para ter bons resultados ao utilizar estas ferramentas, é preciso estar sempre presente nas redes sociais, interagindo frequentemente com o seu público de maneira leve e descontraída. Desta forma, as pessoas estarão mais abertas a responderem às suas perguntas.

As redes sociais também disponibilizam informações na área de gerenciamento, são dados que permitem se enxergar um panorama do perfil do seu público. Como, por exemplo, sexo, faixa etária e localização dos seus seguidores. Estas informações ajudam e muito a balizar as suas estratégias de marketing e as tornarem ainda mais assertivas.

 

Informações na área de gerenciamento (Facebook e Instagram)

 

 

 

 

  • Extraia informações do seu sistema

É importante contar com um bom sistema de gestão para óticas, que permita o cadastro e armazenamento das informações dos seus clientes, como nome, sexo, data de nascimento, entre outros. No sistema Vixen Ótica, por Monitor com tela inicial do sistema Vixen Óticaexemplo, estas informações podem ser armazenadas e acessadas com facilidade, sempre que necessário. Vale salientar, que é importante avisar ao cliente que a sua empresa utilizará estas informações somente para entrar em contato e oferecer promoções e que seus dados ficarão em sigilo. (verificar lei LGPD)

Através do sistema Vixen Ótica, é possível também associar ao cadastro do cliente, todos os registros de compras que ele realizou em sua ótica, ticket médio dos gastos, bem como seus hábitos de consumo.

 

Após colher estas informações, de pesquisas feitas na sua ótica, extraídas através das redes sociais e do seu sistema de gestão, é possível traçar o perfil da sua clientela e com isto, planejar com mais assertividade os rumos do seu negócio, elaborando estratégias de marketing que atraiam mais o seu público.

 

 

 

DICAS DE MARKETING PARA ÓTICAS

Confira a seguir os próximos conteúdos com dicas de marketing, que iremos compartilhar em breve:

 

PARTE II – CONHEÇA OS SEUS CONCORRENTES

PARTE III – CRIE UMA IDENTIDADE PARA A MARCA DA SUA ÓTICA

PARTE IV-  MARQUE PRESENÇA ONLINE

PARTE V –  LISTE A SUA ÓTICA NO GOOGLE

PARTE VI – FAÇA PARCERIAS


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