Esta documentação foi criada para auxiliá-lo como incluir um título no recurso de Contas a pagar. Confira a seguir o passo a passo.
Abra o sistema Volpe e acesse a guia (Módulo) Financeiro.
Em seguida localize a tela “Contas a pagar”.
Nesta tela você também tem acesso à registros anteriores, onde é possível aplicar determinados filtros para um resultado de pesquisa mais eficiente e certeiro.
Para incluir um título no Contas a pagar seguir está sequência de passos:
1. Aperte com botão direito do mouse e em seguida aperte em incluir;
2. Ao realizar o passo anterior , a tela abaixo será aberta, preencha as informações necessárias;
OBS: Os campos em amarelos são obrigatórios.
3. Após o preenchimento das informações, insira os dados de rateio de despesa. Aperte com botão direito do mouse na grade de pesquisa logo abaixo, e em seguida aperte em “Inserir linha”;
4. Ao clicar em “inserir a linha”, com a ajuda do seu teclado aperte em F4 em cada informação (SEG (F4), CC (F4) ) preencha as informações como, segmento, centro de custo, e se preferir preencha o CAF;
5. Em seguida clique em “OK” para salvar as informações.
Em seguida o título já fica visível na grade.
Ao concluir esta sequência de passos você realizou a inclusão de um título de contas a pagar, onde você pode controlar suas despesas com mais precisão.
Nesta funcionalidade você tem algumas outras opções (cancelamento do título, desdobramento de título, prorrogação/ adiantamento. Vencimento, baixa de título). Confira a seguir o passo a passo de como realizá-las.
Contas a pagar – Cancelamento
1. Após pesquisar o título que deve ser cancelado, selecione-o (aperte uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre ele, em seguida o registro ficará identificado com cor preta).
2. Em seguida clique com o botão direto do mouse sobre o título e vá até “cancelamento” e aperte “Cancelar Título/ Desfazer cancelamento”.
3. Em seguida abrirá a tela de cancelamento, selecione os títulos a serem cancelados, caso haja mais de um título apresentados na grade pesquisa, em seguida insira uma justificativa de cancelamento e aperte em “Cancelar títulos”.
Ao finalizar este processo o título estará cancelado e parece na grade com texto riscado.
Este recurso também permite que seja realizada a consulta do título cancelado. Confira como realizar este processo:
- Ao realizar o passo 1 e 2 como está descrito na imagem, aperte em “Consultar” e o título cancelado será apresentado se os filtros de pesquisas fazer referência com o registro.
- Para descancelar o título cancelado faça o mesmo processo de cancelamento e confirme a reativação do registro novamente.
Contas a pagar – Desdobramento
Este processo é feito para dividir um lançamento em vários outros. Siga os passos abaixo para realizar está função.
1. Realize o processo de pesquisa e seleção do título;
2. Aperte com o botão direito do mouse sobre o título e vá até a opção “Desdobrar” e clique;
3. A tela Desdobrar financeiro, siga os passos descritos na imagem;
Clique em “Salvar” para que o desdobramento seja concluído com sucesso.
Contas a pagar – Prorrogação/ Adiantamento. Vencimento
Com esta função você conseguirá adiantar, prorrogar a data de vencimento e adicionar acréscimos e juros. Siga os passos abaixo.
1. Na tela de contas a pagar, localize o título e selecione-o, aperte com o botão direito mouse e em seguida aperte em “Prorrogar/ Adiant. Vencimento”;
2. A respectiva tela será aberta, em seguida clique em “Alterar Vencimento”;
3. Selecione o tipo de operação a ser realizada (Juros/ multa – percentual ou acréscimo – valor) e valor insira uma observação e clique em “OK”;
4. Após isso feche a tela e a operação será concluída;
Baixa de título
1. Na tela de contas a pagar, localize o título e selecione-o, aperte com o botão direito mouse e em seguida aperte em “Baixa”, “Baixa de título”;
A respectiva tela será aberta:
2. Selecione o/ os títulos e em seguida clique em “Calcular pagamento”;
3. Alguns campos ficarão como obrigatórios, preencha e clique em “Baixar lançamento”;
4. Após realizar o passo acima, confirme a baixa clicando em “Sim” e está realizado o processo de baixa de título, ou seja, isso significa que você quitou esta despesa.
Caso tenha alguma dificuldade em realizar esta operação, por favor entrar em contato com o nosso suporte técnico.
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