Precisando de ajuda para saber como vender mais e fazer uma boa gestão de vendas?
Uma coisa sabemos: Nossos processos de compras mudaram! Hoje em dia os consumidores buscam conveniência e velocidade nas suas escolhas. Como adaptar o seu negócio para atender esses novos hábitos de consumo? Aprimorando a gestão da sua ótica!
Pensar apenas nas vendas de forma isolada é um equívoco, quando pensamos no negócio como um todo, veremos que cada etapa, seja operacional ou não, está interligada e afetará nos resultados das vendas, seja de forma positiva ou negativa.
Confira a seguir 4 ferramentas que facilitam essa gestão integrada e da sua ótica!
Como vender mais na ótica?
Trabalhar as vendas de recorrência
Não dependa unicamente dos clientes para iniciarem o processo de compra. Contate clientes periodicamente para incentivá-los na renovação dos óculos, informe sobre o momento de refazer os exames de vista, mas também, invista na criação de conteúdos de oportunidades, como por exemplo, dicas sobre manutenção das armações, apresentar novidades das coleções, etc.
Utilize tecnologias ao seu favor, por exemplo, o uso de softwares que facilitem esse trabalho te ajudará a acertar o momento correto para entrar em contato com esses clientes.
A ferramenta calendário de ocorrências do sistema Vixen Ótica Web permite criar e personalizar seus lembretes diários, possibilitando o envio de mensagens para seus clientes em uma única tela. Além disso, acesse o histórico de compras dos seus consumidores e fique atento às oportunidades de um atendimento cada vez mais personalizado.
Saiba fazer boas promoções
Outro fator que influencia muito as vendas são as promoções! Um estudo muito interessante realizado pela MKT House, constatou que 97% dos participantes declararam gostar de participar de promoções, portanto, para competir com os concorrentes não é só essencial realizar boas promoções na sua ótica, mas também, saber executá-las da maneira certa!
Confira nosso artigo -> Aprenda como fazer promoções na sua ótica!
Seu maior aliado em executar boas promoções é estar atento ao seu controle de estoque. Mas por qual motivo?
Saber exatamente quais produtos estão tendo um bom desempenho, ajudará a investir melhor não somente no momento da compra de mais produtos, mas também, nas suas estratégias de divulgação. Que tal investir em uma promoção “compre um e ganhe desconto na segunda peça” com aqueles itens que estão sendo mais visados?
Uma boa dica é observar aqueles produtos com chances de ficarem parados no estoque. Já aconteceu de investir em produtos que não tiveram uma boa saída e tomar prejuízo? A promoção novamente entra como uma solução!
Contar com um sistema inteligente que te ajuda com essas avaliações é essencial. Em um processo manual a sua agilidade fica prejudicada pela quantidade de itens no seu estoque, sem contar com todas as decisões que precisam ser tomadas no dia a dia. O controle de estoque do Vixen Ótica Web te ajuda fornecendo em tempo real a situação do seu estoque, oferecendo agilidade e eficiência em saber quais produtos precisam ser abastecidos e quais itens tem chances de ficarem encalhados.
Conheça mais a funcionalidade gestão de estoque do Vixen Ótica Web.
Invista no atendimento personalizado
O atendimento ao cliente continua sendo a cereja do bolo quando se trata de investir nas inovações e melhorias da sua ótica. De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk em 2022, constatou-se que 82% dos brasileiros relatam tomar decisões das suas compras com base na qualidade do atendimento que recebem. Isso nos mostra o poder que um bom atendimento é capaz de proporcionar para as suas vendas.
Das empresas que se mantiveram atentas a essas mudanças de comportamento do consumidor, foi estimado que 70% reconheceram que houve uma ligação direta entre o aumento do desempenho dos negócios e o bom atendimento oferecido ao cliente.
Os novos hábitos dos consumidores levam os clientes a desejarem não apenas um bom atendimento, mas sim um engajamento e reconhecimento com a marca. Esse impacto positivo nos negócios é uma consequência das atitudes da empresa em se mostrar disposta a oferecer uma comunicação que fideliza e personaliza em cada contato com o cliente.
Com ajuda de um sistema inteligente que te permite criar um atendimento personalizado, você estará à frente dos seus concorrentes. O Vixen Ótica Web oferece a ferramenta de integração com Whatsapp, para que você consiga manter essa comunicação com excelência. Faça felicitações de aniversário, avisos de prescrições prontas, avisos de pagamentos, divulgação das suas promoções e personalize todo o seu atendimento.
Invista no marketing da sua ótica
Podemos mudar o ditado “propaganda é a alma do negócio” para “uma boa gestão de vendas e marketing são a alma do negócio”, pois uma coisa não acontece sem a outra.
O novo marketing, também conhecido como marketing 4.0 traz esses conceitos de como trabalhar as estratégias atuais, não focando apenas na velha publicidade que muitas vezes cansa o seu cliente. Percebemos que existem novos hábitos de consumo e para isso as suas estratégias de marketing precisam acompanhar essa evolução.
Conheça algumas funcionalidades do recurso Easy Marketing:
Perfil de clientes
A funcionalidade perfil de clientes do Vixen Ótica Web é um exemplo perfeito que unir um sistema inteligente com estratégias de marketing é uma ótima decisão para aumentar as suas vendas.
Preparamos um conteúdo completo sobre isso, leia mais -> Como identificar o perfil de cliente ideal da sua ótica!
Ferramentas exclusivas do Easy Marketing
Nosso sistema inteligente foi pensado para te ajudar a otimizar as vendas da sua ótica, nele você conta com funcionalidades poderosas que permitem uma gestão 360° do seu negócio de forma totalmente WEB.
O único sistema do mercado que conta com a Tecnologia Easy Marketing, que torna muito mais fácil realizar ações de marketing efetivas. Um recurso poderoso para turbinar os resultados da sua ótica!