O Brasil é um dos países que mais enfrentam desafios complexos quando se trata de impostos. Devido a carga tributária elevada e constantes mudanças na legislação, pode se tornar difícil para as empresas manter-se em conformidade. Neste artigo, exploraremos o que é o Token IBPT e como ele pode simplificar a gestão tributária da sua empresa.
O que é o IBPT?
Para entendermos melhor o que é o token IBPT, vamos apresentar o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, criado em 1992 com o objetivo de estudar o sistema brasileiro e fornecer informações facilitadas sobre o tema.
Em 2012, um dos projetos do IBPT, chamado “De olho no imposto” foi criado como solução para atender às exigências da Lei 12.741/12. também conhecida como “Lei do imposto na nota”, no qual exige que vendas de mercadorias e serviços conste em documentos fiscais, como cupons e notas fiscais.
Dessa forma, tornando obrigatório para os estabelecimentos informarem aos consumidores sobre os tributos que estão atrelados ao preço de um produto ou serviço.
O que é a tabela IBPT?
A tabela IBPT foi criada para facilitar para as empresas o cumprimento dessa norma.
Nesta tabela é possível saber a média de todas as cargas tributárias relacionadas à NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) e à NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços). A metodologia do IBPT leva em consideração uma alíquota média com percentual de imposto federal, estadual e municipal para cada produto e serviço.
Ao utilizar a tabela, o IBPT assume total responsabilidade pelo cálculo, desse modo, o papel da empresa é manter-se atento para as atualizações necessárias da tabela, e ao utilizá-la deverá citar a sua fonte.
Como gerar o token IBPT?
Confira a seguir como obter um token no IBPT e realizando os seguintes passos:
Passo 01
Entre no endereço https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/ e clique em Criar Conta:
Informe seu email e crie uma senha, e faça a validação através dos códigos enviados no seu email e celular cadastrados. Após a validação, prossiga para o preenchimento dos dados.
Passo 02
Após a criação da conta, clique em incluir empresa:
Inclua o CNPJ da empresa e clique no ícone da lupa (ou aperte ENTER). Você verá as informações gerais da sua empresa:
Passo 03
Na seção Informações adicionais preencha todos os campos e prossiga em Incluir empresa:
Passo 04
Depois de efetuar a inclusão da empresa, será disponibilizado um token para cópia:
Viu, só, muito simples não é mesmo?!
Precisando de ajuda com a gestão da sua empresa? Confira nosso site e conheça todas as nossas soluções!