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4 motivos para começar já o pós-venda na sua ótica!

4 motivos para começar já o pós-venda na sua ótica!
4 motivos para começar já o pós-venda na sua ótica!

O pós-venda é uma das etapas da venda que muitas vezes acaba sendo deixada de lado no dia-a-dia de uma ótica, porém, ela tem extrema importância na fidelização dos seus clientes e consequentemente nos seus resultados financeiros.

Confira a seguir os 4 motivos para você investir em ações de pós-venda na sua ótica:

1. Retenção de clientes

Segundo especialistas em marketing, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Este custo vem dos esforços para a prospecção, que podem ser o desenvolvimento de materiais de divulgação, anúncios pagos para atrair a atenção, além dos gastos com uma boa estrutura física da loja. Tudo isto, para que o cliente compre pela primeira vez.

Imagine que você realizou várias ações de marketing, investiu tempo e dinheiro na prospecção. Depois do esforço para fazer com que ele compre na sua ótica não se pode perder o cliente de vista, não é mesmo? Por isto, estabelecer o contato pós-venda é tão importante, para que você consiga se relacionar melhor com a sua clientela e mantê-la fiel.

Comece entrando em contato alguns dias após a primeira venda, para saber se o seu cliente está ou não satisfeito com a aquisição do produto e atendimento. Isto, demonstra que o interesse da sua ótica vai muito além de simplesmente vender, deixa claro que a sua maior preocupação é que ele realmente esteja satisfeito.

Neste contato, você poderá ter feedbacks positivos ou não, mas todas as informações passadas pelo cliente são muito importantes, pois elas vão dar uma diretriz de onde estão seus acertos e onde ainda é preciso melhorar.

2. Diferencial Competitivo

Já parou para pensar no quanto é importante se diferenciar em um mercado tão competitivo?

É preciso fazer diferente para se destacar dos seus concorrentes. Ao investir no pós-venda você está saindo na frente da maioria das demais óticas, já que nem todas se preocupam com a satisfação do cliente após concretizar uma venda.

Oferecer este atendimento personalizado cativa o cliente e aumenta o seu nível de satisfação, propiciando possíveis novas compras na ótica, além de favorecer com que ele faça divulgação de forma espontânea, para amigos e familiares. Relatos autênticos de experiências positivas podem ter um alto poder de inspirar novos consumidores a conhecer a sua ótica.

4. Reativação de clientes

Você tem uma longa lista de clientes que compraram na sua ótica e já faz muito tempo que não retornam? Isto é mais comum do que se imagina, mas poucos reconhecem nestes clientes inativos uma fonte de novas possibilidades de vendas.

Realizar o pós-venda é uma excelente forma de reativar seus clientes. Utilize as informações cadastradas em seu sistema para enviar e-mails, SMS, mensagens via WhatsApp, para informar sobre novos produtos, divulgar suas promoções, chamando a atenção para que eles sejam estimulados a voltar na sua ótica.

Envie também mensagem em datas comemorativas, como aniversário, natal entre outros, afinal quem não gosta de ser lembrado, não é mesmo?

Manter um atendimento de pós-venda recorrente pode parecer trabalhoso, por isto, é preciso contar com um sistema de gestão de óticas que facilite este trabalho. O sistema Vixen Ótica possibilita o cadastro rápido e fácil das informações dos seus clientes, como nome, telefone, endereço, e-mail entre outros. Além de armazenar dados da dioptria das receitas, histórico de compras, que podem ser acessados sempre que você precisar.

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