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4 táticas de vendas para óticas

4 táticas de vendas para óticas
4 táticas de vendas para óticas

Alcançar bons resultados em vendas é um desafio diário para todas as óticas, exigindo bastante dedicação e esforço da equipe de vendedores. Pensando nisto, reunimos algumas dicas e táticas para te ajudar nesta missão. Confira a seguir:

1. Cuide da abordagem

O primeiro passo para se concretizar uma venda dentro da sua ótica é a abordagem ao cliente, por isto, cuide para que ela seja eficiente e agradável.

Sempre que um cliente entrar, faça contato visual, sorria, o cumprimente e inicie uma conversa de maneira amigável, sem falar diretamente sobre a compra de óculos. Demonstre que está à disposição, deixando que ele se sinta livre para circular.

Se caso você estiver ocupado quando ele entrar, dê atenção, informe-o que irá atendê-lo em um minuto, e fale para que fique à vontade. Isto demonstra que você valoriza a presença dele na sua ótica, o que diminui as chances do cliente sair antes que você termine o atendimento anterior.

2. Não venda, ajude a comprar

Ao iniciar a sondagem, você precisa ter um atendimento mais humano, seja prestativo e procure entender os motivos que o levaram a entrar na sua ótica. Ouça mais o seu cliente para saber verdadeiramente quais às suas necessidades. Estas informações são muito importantes para que você consiga atendê-lo ainda melhor, o ajudando a encontrar aquilo que está buscando.

Ou seja, troque o papel de vendedor por de um amigo, que está ali para ser um solucionador de problemas do cliente.

3. Conheça o que você está vendendo

É fundamental estar bem preparado e dominar as informações a respeito dos produtos, saber identificar os seus pontos positivos e negativos, bem como itens similares.

Para isto, busque mais informações sobre os produtos com os fabricantes ou fornecedores, faça pesquisas a respeito. Desta forma, você passará mais confiança e terá mais argumentos durante o atendimento ao cliente, além de aumentar as chances de encontrar uma solução ideal, que consiga atendê-lo com mais eficiência.

4. Estimule a experimentação

Você já sabe o que o cliente busca, e começou a falar dos produtos disponíveis em sua ótica que atendem às suas necessidades. Neste momento, procure não ficar somente apontando os itens na vitrine, é muito importante que você incentive o cliente a tocar, colocar os óculos no rosto e que ele veja no espelho como fica com o produto. Através desta experimentação o consumidor tem uma noção real das qualidades do produto, passando a conhecer melhor aquilo que pretende comprar e a ter mais confiança em levá-lo para casa.

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