Para garantir o sucesso da sua ótica, o controle de vendas é um fator essencial para alcançar isso! Nesse conteúdo abordaremos o que é controle de vendas e daremos cinco dicas que te ajudarão a implementar o controle das suas vendas.
Qual a importância do controle de vendas na sua ótica?
Como você faz a gestão do seu controle de vendas hoje?
O controle de vendas tem como objetivo realizar análises das suas vendas, sendo elas realizadas ou perdidas, além de possibilitar identificar possíveis pontos de melhoria no seu processo, tanto comercial, quanto financeiro.
Um aliado essencial para melhorar as suas negociações e aumentar seu volume de vendas, mas também para garantir uma gestão integrada em todas as áreas importantes do seu negócio. Confira a seguir algumas vantagens que um controle de vendas oferece:
- Fazendo uma análise recorrente do seu processo de vendas você consegue melhores negociações com seus clientes, além de ter acesso a dados estratégicos sobre padrões de vendas por período, por exemplo, onde você pode identificar os momentos de baixa demanda de vendas e realizar ações para contornar isso em tempo hábil.
- Entendendo melhor o desempenho das suas vendas sazonais, também é possível oferecer um controle melhor da sua gestão financeira, afinal, uma visão clara do seu fluxo de caixa te possibilita uma melhor gestão, e quando necessário, conter gastos desnecessários, sempre sabendo em tempo real como anda a saúde das finanças do seu negócio.
- Se engana quem pensa que os benefícios se limitam apenas ao comercial. Um bom controle de vendas permite um bom planejamento e gerenciamento dos seus recursos, auxiliando até mesmo no seu controle de estoque. O controle de vendas te ajuda a evitar perdas ou descontrole nas suas reposições de produtos.
- Um controle de vendas efetivo é aquele que possibilita uma melhora 360° do seu negócio, inclusive ajudando no seu relacionamento com os clientes. Tenha acesso a informações sobre seus clientes mais fiéis, e quais têm mais chances de voltar a comprar na sua ótica. Com esses dados você pode trabalhar de maneira mais eficaz para a fidelização dos seus clientes, por exemplo.
- A sua equipe também conta com os benefícios do controle de vendas, afinal, fornecer recursos e dados confiáveis faz toda a diferença na sua estratégia comercial. Manter uma equipe atualizada e orientada é a chave para o sucesso das suas vendas.
Além de manter seus vendedores motivados com suas metas, por exemplo, possibilita que a sua equipe comercial acompanhe as metas da empresa, e quanto falta para atingir suas metas individuais, isso traz um gás a mais para o desempenho do dia a dia.
Com um sistema inteligente você tem acesso a todos esses recursos e muito mais, conheça o sistema Vixen Ótica Web.
5 dicas para um bom controle de vendas
Para conseguir usufruir das vantagens de um bom controle de vendas, é necessário garantir que sua execução está sendo feita da maneira certa. Confira a seguir as dicas para desenvolver o controle de vendas na sua ótica!
1. Faça o registro das suas vendas
Qual o método que você utiliza hoje para o controle das suas vendas? É extremamente importante o acompanhamento e registro das vendas, por isso, o primeiro passo é definir como será feita essa organização.
Muitas óticas mantém o controle de maneira manual, o que pode tornar-se insustentável a longo prazo, afinal é muito fácil se perder dessa maneira.
Confira a seguir duas opções para você fazer esses registros:
Planilha:
Muito utilizado pelas óticas para o registro das vendas, porém, representa uma limitação ao gestor que precisa incluir de maneira manual todas as vendas, tornando um processo mais lento e com riscos de erros a longo prazo.
Software de gestão:
Essa é a opção que o mercado de óticas vem adotando. Empresas que buscam inovação para sua ótica optam por um sistema que traz agilidade para os seus processos. Um software de gestão te ajuda com o controle de vendas, além de outros benefícios.
2. Crie um fluxo de vendas
Agora que você tem o registro das suas vendas em um software inteligente, é necessário padronizar o seu processo de vendas.
Isso traz clareza para a sua equipe, explicando quais são as etapas de vendas da ótica. Nesse fluxo de vendas deve conter informações passo a passo sobre prospecção, orientações sobre o follow-up e como agir no fechamento do negócio.
3. Acompanhe os indicadores de desempenho
Para saber que seu controle de vendas está sendo efetivo é necessário acompanhar os seus indicadores de desempenho.
Os indicadores são métricas que você utiliza para identificar se suas metas estão sendo alcançadas ou não.
No caso do controle de vendas, você poderá analisar esses indicadores através dos novos clientes e oportunidades, relatórios de curva ABC de vendas, relatórios de rentabilidade por produto, indicadores financeiros e de controle do seu estoque, além de muitos outros relatórios que você tem acesso através do seu sistema de gestão Vixen Ótica Web.
4. Defina as metas da sua ótica
Um planejamento estruturado, conta com uma boa definição das metas da sua empresa. Com um objetivo claro, todo esforço para um bom desempenho do seu controle de vendas será mais eficaz.
Confira o artigo completo onde mostramos como planejar metas inteligentes para sua ótica, e como isso pode aumentar o seu volume de vendas.
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5. Automatize as suas operações
Vimos que o controle de vendas faz parte de um processo muito maior que apenas as vendas da sua ótica. Desta maneira, o ganho de tempo durante o dia a dia é essencial.
Manter-se em processos manuais e complicados é ficar para trás e deixar o potencial das suas vendas se perderem.
Invista em um sistema para automatizar as suas operações e garantir o sucesso do seu controle de vendas.
Com o sistema Vixen Ótica Web você consegue implementar todas essas dicas e ter uma gestão integrada, desde o gerenciamento das suas ordens de serviços, até o controle do estoque da sua ótica, tudo em tempo real através da internet.
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