Quer saber como vender mais através do Whatsapp? Saiba que a ferramenta representa uma grande oportunidade para o seu negócio. Neste conteúdo mostraremos as melhores dicas para implementá-lo para turbinar as vendas na sua ótica.
Quais as vantagens de usar o WhatsApp?
O sucesso do WhatsApp é inegável, tornou-se o queridinho dos brasileiros, com mais de 165 milhões de usuários, sendo o aplicativo mais utilizado em território nacional, ou seja, são 99% dos celulares brasileiros que possuem a rede social instalada.
O aplicativo se tornou parte do nosso cotidiano, quase impossível nos comunicarmos sem ele. Quando falamos sobre empresas, especialmente as pequenas e médias, após o lançamento do WhatsApp Business, o recurso com apenas um ano de existência atingiu 5 milhões de usuários, sendo utilizado por 72% dos empreendedores que possuem loja virtual, segundo dados do Sebrae.
Qualificação do primeiro contato
Com o WhatsApp é possível ganhar escala e agilidade para o seu time comercial. Ele pode fazer parte do processo de primeiro contato, permitindo que os vendedores enviem mensagens para agendar horários para as ligações, por exemplo, ou até mesmo fazer toda a qualificação pelo próprio aplicativo.
Comunicação facilitada
Utilize a ferramenta para garantir uma comunicação facilitada, no WhatsApp é possível enviar lembretes de reuniões, fazer follow-ups mais ágeis e explorar o envio de apresentação ou envio de mensagens de áudio.
Pós vendas
O WhatsApp é uma excelente escolha para manter um suporte ao cliente. Uma opção é automatizar o primeiro contato, com uso de chatbots, por exemplo, para responder às dúvidas mais frequentes, e então, somente enviar ao time de suporte os atendimentos mais complexos.
4 dicas de sucesso de como vender mais através do WhatsApp
1. Utilize o WhatsApp integrado ao seu CRM
Ter um CRM que permita a integração da comunicação com os seus clientes é essencial. Você ganhará tempo ao utilizar as ferramentas em conjunto, tanto para facilitar as suas negociações, quanto futuramente, para criar um pós vendas efetivo.
Com um software inteligente você terá acesso por exemplo, a integração de mensagens instantâneas para avisar sobre ordens de serviços prontas, enviar felicitações de aniversários, ou até mesmo lembretes sobre prescrições vencidas, tudo através de um calendário com total controle dos seus compromissos.
Quero saber mais!
2. Use o WhatsApp Business
Se você ainda não tem certeza das vantagens do WhatsApp Business, vamos apresentar agora as diferenças entre o aplicativo direcionado para as empresas.
Como citado anteriormente, cerca de 72% dos empreendedores no Brasil utilizam essa ferramenta em seus negócios, o motivo além das diversas funcionalidades disponíveis para ajudar a aumentar as suas vendas, é a possibilidade de acompanhar as métricas.
O aplicativo fornece informações essenciais para te ajudar na sua estratégia de vendas, com ele você consegue:
Saber a quantidade de mensagens enviadas pelo seu time de vendas;
- Quais mensagens foram entregues e quais as mensagens lidas;
- Enviar mensagens automáticas
- Organizar os contatos através de etiquetas personalizadas.
3. Utilize o catálogo
Através do recurso catálogo de produtos você pode exibir seus produtos colocando nome, serviço, fotos, descrição, preço e links com direcionamento para a página de vendas daquele produto.
É uma opção atrativa para os seus clientes conhecerem mais da sua vitrine virtual incentivando-os a iniciar uma conversa com o seu time de vendas.
4. Invista no atendimento
De acordo com a pesquisa da Zendesk, 82% dos consumidores relataram tomar decisões de compra com base na qualidade do atendimento oferecido pelas empresas, esse dado nos mostra quão importante é investir no atendimento.
Um erro das empresas é não investir no WhatsApp uma atenção devida, tornando um atendimento demorado e cheio de falhas. Para evitar isso, é muito importante garantir um bom atendimento neste canal, que seja ágil e preparado para a necessidade de cada cliente.
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Confira algumas funcionalidades disponíveis:
- Integração com WhatsApp;
- Mapa de Vendas;
- CRM;
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