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Dicas de marketing para óticas parte 2 – conheça os seus concorrentes

Dicas de marketing para óticas parte 2 – conheça os seus concorrentes
Dicas de marketing para óticas parte 2 – conheça os seus concorrentes

Identificar e analisar a sua concorrência é muito importante, pois ajuda no planejamento do marketing da sua ótica. Saber sobre eles te ajudará a montar uma comunicação que faça o seu público-alvo conhecer as vantagens da sua ótica em relação as demais.

Tipos de concorrentes

Antes de começar a pesquisar sobre os seus concorrentes é preciso saber identificá-los de forma correta. Seus concorrentes diretos são óticas que possuem o público com o mesmo perfil que o seu, comercializam produtos equivalentes em valor e atuam na mesma região.

Já os concorrentes indiretos da sua ótica, podem ser, por exemplo, lojas de departamento, com uma vasta gama de produtos, incluindo óculos. Ou seja, ela possui alguns produtos semelhantes aos comercializados na sua ótica, porém não é focada somente neste tipo de mercadoria, nem é especializada no ramo óptico.

No entanto, ambos conseguem impactar o sucesso do seu negócio, por isto, é preciso monitorá-los.

Pontos fortes e fracos da sua concorrência

Para conhecer melhor cada um dos seus concorrentes, procure responder as seguintes perguntas:

Categoria de produtos:

  • Os produtos que comercializam são itens de qualidade?
  • Como são as suas embalagens? São bonitas ou funcionais?

Ponto comercial:

  • Possuem boa localização?
  • Disponibilizam estacionamento para seus clientes?
  • Como é o espaço interno?

Preço:

  • Valor dos produtos, formas de pagamentos que aceita.
  • Com quais prazos costumam trabalhar?

Divulgação:

  • Costumam divulgar com qual frequência
  • Quais os meios de comunicação que costumam utilizar?
  • Quais os argumentos utilizados na divulgação?

Força de vendas:

  • Quantos vendedores e atendentes possui?
    São capacitados?

Logística:

  • Possui capacidade de estoque?
    Faz entrega em domicílio?

Credibilidade:

  • Como o mercado os percebe?
    Positiva ou negativamente?

Com base nestas respostas, você poderá analisar os seus concorrentes, identificando seus pontos fortes e fracos. Estas informações ajudarão a entender melhor o seu próprio negócio, pois, quando você faz o comparativo da sua ótica com a concorrência, consegue perceber com clareza, como a sua ótica está posicionada no mercado.

Assim, poderá ajustar as suas estratégias de marketing, evidenciando os pontos fortes da sua ótica e preenchendo as lacunas deixadas por seus concorrentes, por exemplo. Caso os seus concorrentes não possuam boa infraestrutura e sua ótica possua, você pode evidenciar em sua comunicação, por exemplo, que conta com estacionamento próprio e ótima localização.

Percebe que neste caso, ao conhecer um ponto fraco do seu concorrente, você identificou um ponto forte da sua própria ótica, que poderá ser divulgado para os seus clientes, como um diferencial positivo?

Cada ponto forte ou fraco de seus concorrentes contém informações que vão balizar as suas estratégias de marketing, seja para identificar aquilo que está deficitário na sua ótica e ajustá-lo, ou constatar os diferenciais que torna a sua ótica única e destacá-los em sua comunicação.

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