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Supere os 6 principais desafios das óticas

Supere os 6 principais desafios das óticas
Supere os 6 principais desafios das óticas

Quem administra uma ótica enfrenta desafios diários: destacar-se da concorrência, conseguir atrair mais clientes, aprimorar o seu atendimento, realizar o controle do estoque de mercadorias, além de toda a sua gestão financeira.

Pensando nisto, reunimos algumas dicas de como superar as principais dificuldades enfrentadas por quem tem uma ótica. Confira a seguir:

1. Concorrência

É preciso identificar quais de fato são seus concorrentes. Para isto, procure conhecer melhor as suas próprias características, como o porte da sua empresa, quais produtos que comercializa, analisando também o perfil dos seus clientes, ou seja, tenha bem claro qual é o seu nicho de atuação.

Desta forma você poderá distinguir com facilidade quais são os estabelecimentos que mais se assemelham ao o seu negócio e são, portanto, seus concorrentes diretos.

Em seguida, busque informações detalhadas de cada um deles: observe de perto seus produtos, preços praticados, perfis de atendimento e possíveis falhas. Em posse destas informações, você poderá comparar as características do seu negócio com relação à sua concorrência, identificando quais são suas vantagens, os pontos a serem mantidos e quais devem ser aprimorados, para que consiga atingir os objetivos da sua empresa.

2. Diferencial competitivo

Após analisar os seus concorrentes é preciso “olhar para dentro” da sua empresa para definir seu diferencial competitivo, ou seja, aquilo que a torna única e que a destaca no mercado.

Para isso, identifique quais são seus pontos fortes e o que sua ótica tem de melhor, tudo isto com foco total no seu cliente, pois é importante que isto seja facilmente identificado por ele. Determinar o diferencial competitivo é uma ótima ferramenta para o marketing da sua loja, pois a partir desta definição é possível utilizá-lo em todos os seus canais de comunicação, uma vez que ele auxilia na transmissão da identidade da sua ótica e torna mais clara a identificação das suas vantagens.

Mesmo que sua loja seja pequena, trabalhando bem o seu diferencial sua ótica ganha mais credibilidade e pode se tornar referência na sua região. Busque marcar a presença da sua empresa no mercado ótico; ganhe maior visibilidade frente às demais lojas!

3. Atendimento

O atendimento de qualidade pode ser o diferencial da sua loja; ele é fundamental para conseguir manter seus clientes, e conquistar novos.

Mais importante que vender um produto é conquistar o cliente, para que ele saia da sua ótica com uma boa impressão e com a certeza que foi bem atendido. Assim ele se tornará um ótimo divulgador da sua ótica e poderá indicá-la para várias pessoas. Já o contrário é preocupante: uma má reputação perante sua clientela pode afastar possíveis consumidores!

Tenha cuidado para que o seu atendimento não caia no “modo automático”: busque entender as necessidades de cada cliente com atenção e cordialidade. Cada um está em busca de algo específico e merece ser atendido de forma personalizada!

Para que consiga realmente oferecer os produtos que melhor atendam às necessidades dos seus clientes e ter bons argumentos para a venda, mantenha sua equipe treinada. Isto fará com que tenham pleno conhecimento das mercadorias que estão vendendo, além de conseguirem responder às perguntas que lhes forem feitas.

4. Treinamento

O treinamento de atendimento é um ótimo aliado para conquistar novos clientes e turbinar suas vendas. Por isto, reserve um tempo para capacitar a sua equipe de vendedores: isto os manterá motivados e alinhados com os objetivos da sua empresa.
Confira os principais temas que devem ser abordados no seu treinamento:

Organização

Não podemos esquecer que uma ótica é um ambiente que está relacionado à saúde ocular, portanto, oriente seus colaboradores para que mantenham o local limpo e organizado: o espaço ficará mais agravável e receptivo para todos, propício para boas vendas.

Processo operacional

Defina os processos operacionais que devem ser executados por sua equipe de vendas, como técnicas de atendimento, que orientam a maneira que seu cliente deve ser abordado do momento em que entrar na ótica, até a sua saída. Explique com clareza de detalhes cada uma dessas ações, como expressões que devem ser usadas por seus colaboradores e a postura que precisam manter para que seus clientes tenham uma experiência agradável durante a estadia na sua loja.

Conhecimento técnico

É imprescindível que sua equipe tenha pleno conhecimento sobre os produtos comercializados. O conhecimento sobre os óculos, lentes entre outros, facilita a argumentação com o cliente e fica mais fácil convencê-lo que determinado produto realmente atende às suas necessidades, propiciando o fechamento da venda.
Além de conhecer os seus produtos, sua equipe precisa estar sempre atualizada quando às tendências do que vem sendo ofertado no mercado ótico em geral. Isto fortalece o argumento da hora da venda.

5. Ações de Marketing

Como diz o velho ditado: “ A propaganda é alma do negócio”. Ela é uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Por isto, fique atento às diversas possibilidades existentes para a divulgação da sua ótica.
O objetivo das ações de marketing é tornar sua loja e os produtos que comercializa conhecidos, tornando-a uma “autoridade” no assunto. Essas ações com certeza vão ajuda-lo a atrair mais clientes!

Confira algumas sugestões de ações:

Divulgue através das redes sociais

Nos dias de hoje, a maioria das pessoas utiliza as redes sociais para se comunicarem e relacionarem entre si. Pelo fato de alcançarem um grande número de pessoas sem os altos custos das mídias tradicionais, muitas empresas passaram a divulgar seus produtos e serviços através dessas plataformas.

Para isto é preciso que crie uma página da sua empresa nas redes sociais e utilize este espaço para divulgar sua ótica, promoções e assuntos que possam ser relevantes para o seu público, como dicas de óculos para diferentes formatos de rostos, tendências, etc. Dessa forma, além de sua página conter anúncios sobre os seus produtos, ela também se tornará uma referência para assuntos relacionados a óticas, tornando-a mais atrativa para seus clientes, que manterão sua marca na memória, favorecendo futuras compras.

Anuncie nas mídias locais

Divulgue sua empresa através de mídias locais como, jornais regionais, rádios, carros de som etc. Estes canais de comunicação vão atingir exatamente o público do seu bairro ou cidade, tornando sua ótica mais conhecida na sua região.

Relacionamento com o cliente

Segundo especialistas em marketing, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um consumidor atual. Pois, atrair um novo comprador requer investimentos em divulgação e dedicação para realizar todo o processo de convencimento. Já o cliente antigo conhece o seu produto/serviço, o que torna o ato de uma próxima compra muito mais fácil.
Por isso, mantenha o relacionamento com seus clientes, o parabenize em seu aniversário, ofereça descontos em datas especiais, por exemplo. Estas ações promovem a fidelização dos seus clientes, pois demonstram a importância que a sua empresa dá para cada um deles.

Você também pode optar por ter em sua ótica um programa de fidelidade, com benefícios exclusivos para clientes mais assíduos, com a distribuição de brindes, descontos nas próximas compras e incentivos para quem realizar indicações.

Outro aliado importante para a realização de ações de fidelização dos seus clientes, são os dados colhidos através de cadastro, geralmente realizado no momento da compra. Por isto é importante contar com um sistema que registre e armazene estas informações, que, além disso, possibilite a gestão do relacionamento com seu cliente através do CRM, isto facilitará e muito o acompanhamento das suas ações de marketing.
Enfim, todos os esforços para manter um bom relacionamento com seus clientes são sempre bem-vindos, pois fazem toda a diferença para o alcance do sucesso da sua ótica.

6. Processos internos

O gerenciamento de uma ótica envolve o controle de diversos processos, como o cadastro dos clientes, emissão de ordens de serviço, registros vendas, entre outros.

Para que consiga manter tudo isto organizado é muito importante contar com um sistema de gestão e automação. Ele diminui as chances de ocorrerem erros, processa dados de forma simultânea, permite acesso rápido a relatórios com informações precisas do seu negócio e auxilia no planejamento dos seus objetivos.

Dessa forma, você consegue ter melhor visibilidade dos prazos estabelecidos com seus fornecedores e clientes, controlar melhor os seus recursos, reduzir custos desnecessários e aumentar a sua lucratividade.

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