Está com dúvidas por ai de como fazer promoções na sua ótica?
Você é do time que quando pensa em estratégia de vendas, a primeira opção é investir em promoções? Afinal ela é capaz de atrair a atenção dos consumidores, gerar um pico de vendas e aumentar a divulgação da ótica. Entretanto, é uma estratégia que precisa ser feita de forma planejada, para que o resultado não seja o oposto do esperado.
Neste artigo você irá aprender como fazer promoções na sua ótica, sem perder margens de lucro ou arriscar o seu posicionamento diante dos concorrentes!
Quem pensa que promoção saiu de moda, não poderia estar mais enganado! Uma pesquisa feita em 2017 pela Kantar Worldpanel, empresa global especializada em comportamento de consumo, constatou que o Brasil está entre os países com maior potencial em fazer compras promocionais.
Para reforçar ainda mais, um estudo feito pela MKT House, constatou que 97% dos participantes declararam gostar de participar de promoções. Outro dado importante desse estudo é o crescimento do interesse em públicos com diferentes faixa etária, com idades entre 18 e 35 anos. O que justificaria essa mudança é a evolução dos modelos de promoção, afinal, hoje em dia estão cada vez mais tecnológicas.
Como planejar uma promoção ?
Como pudemos perceber, investir em promoções é uma ótima estratégia para a sua ótica! Mas antes de tudo, é importante pensarmos no planejamento e definição dessa promoção.
Confira os pontos a seguir:
- Objetivo da promoção: É preciso identificar o porquê antes de definir o como será feito. O objetivo da promoção será aumentar seu ticket médio? Fazer uma divulgação com intuito de fidelizar seus clientes atuais? Comece respondendo essas perguntas e seu objetivo ficará mais claro.
- Controle do estoque: Um ponto muito importante quando se trata de decidir como será a execução da sua promoção é o controle adequado dos produtos no estoque, afinal, fazer promoções com itens que estão tendo saída pode não ser uma boa ideia. Invista nesse momento no seu estoque encalhado.
- Controle dos resultados: Você possui uma boa estratégia para mensurar os resultados da sua promoção? Antes da execução garanta que nenhum dado será perdido em planilhas!
Você sabia? Uma excelente dica é a utilização do sistema Vixen Ótica Web, para te ajudar com todas essas etapas! Através do controle de estoque é possível visualizar o status de produtos e identificar os itens que estão encalhados e a partir daí planejar promoções para o giro deste produtos, além de acompanhar as metas das suas vendas através do controle de metas, onde você tem acesso a todos os números de vendas e relatórios em tempo real, e o melhor de tudo, totalmente pela Web.
4 ideias de promoções para sua ótica
Agora você está mais que preparado para conhecer as ideias de promoções para aplicar na sua ótica. Confira a seguir:
Descontos nos produtos com estoque encalhado
Dissemos anteriormente que é possível que nesse momento tenha produtos com estoque encalhado na sua ótica. Essa estratégia de promoção é eficiente pois você consegue agir antes que ocorra qualquer prejuízo com seu estoque. A solução é oferecer descontos nas peças com menor índice de vendas ou de coleções passadas, por exemplo.
Promoção na compra da segunda peça
Essa estratégia é ideal para aumentar o ticket médio das suas vendas. Ofereça benefícios ou descontos para os clientes na compra da segunda armação, sendo de grau ou solar.
Promoção de indique e ganhe
Seus clientes são excelentes parceiros para suas divulgações. As promoções de indique e ganhe são ótimas para aumentar sua cartela de clientes, além de fidelizar seus consumidores que já conhecem a sua ótica. Ofereça serviços de limpeza gratuita das armações ao indicar um amigo ou familiar, entre outros benefícios que possam atrair seus clientes a participarem.
Brindes promocionais
Outra excelente alternativa para aumentar o alcance da sua marca, mas também reforçar o contato com o seu cliente, é investir na estratégia de brindes promocionais. Os brindes devem ser personalizados com a sua identidade visual e nome da sua ótica, mas lembre-se, o objetivo principal é a sua utilidade para o consumidor, como por exemplo, os saquinhos de microfibra para guardar óculos, porta lentes de contato, flanelas de limpeza, entre demais opções!
Leia também: Como aumentar minhas vendas através de um software para óticas!