6 dicas para uma vitrine de ótica que converte passantes em clientes

80% das decisões de compra do seu cliente acontecem ainda na vitrine. Isso significa que cada armação, cada lente, cada detalhe exposto na vitrine da ótica pode fazer a diferença entre um cliente que apenas olha e um cliente que entra e efetua uma compra.

Não é apenas uma questão de estética, e sim uma estratégia de negócio comprovada. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a reformulação de uma vitrine é capaz de aumentar em até 25% as vendas

Então, se você não vê a hora de transformar as prateleiras da sua loja em uma poderosa ferramenta de marketing, confira as ideias para vitrine de óticas que separamos aqui!

As melhores estratégias para uma vitrine atrativa

Você não precisa ser um artista para saber como arrumar a vitrine de óculos. A arte de exibir armações e outros produtos da ótica está na simplicidade e na elegância.

1. Use a iluminação para destacar produtos

As pessoas geralmente olham para as vitrines só por alguns segundos, mas, se você quiser que elas passem mais tempo, é essencial que as prateleiras estejam bem iluminadas. Veja como fazer isso na vitrine da sua ótica:

  • instale luminárias na parte superior da vitrine, direcionadas para baixo, para criar uma iluminação uniforme e minimizar sombras indesejadas;
  • utilize luzes de destaque ou spots direcionados para realçar produtos específicos, como novas coleções e óculos de sol premium;
  • use sempre lâmpadas LED, pois elas são eficientes do ponto de vista energético, produzem luz de alta qualidade e não emitem calor;
  • opte por luminárias com difusores ou lentes anti-ofuscamento para suavizar a luz.

Lembre-se de que as luminárias são úteis mesmo durante o dia, pois ajudam a destacar os produtos e a criar uma atmosfera convidativa na loja.

2. Organize o layout 

A disposição correta dos produtos vai influenciar a forma como os clientes percebem e se sentem atraídos pelos óculos. Um layout organizado serve para destacar os produtos principais, promover novas coleções e facilitar a experiência de compra.

Para organizar o layout, você tem a possibilidade de:

  • colocar os produtos mais vendidos ou as novas coleções em locais estratégicos da vitrine, como ao nível dos olhos dos clientes;
  • organizar os produtos de acordo com algumas classificações, como tipo de óculos (óculos de grau e óculos de sol), tipo de lentes (lentes de policarbonato ou resina); estilo (clássicos e modernos) e marca (Eurolux, Zeiss etc.);
  • exibir os óculos em manequins que simulam o uso, permitindo que os clientes visualizem como os óculos ficam no rosto;
  • evitar sobrecarregar a vitrine com muitos produtos, o que pode distrair e confundir os clientes.

No final, o mais importante para o layout da vitrine é criar uma experiência de compra agradável e intuitiva para os clientes.

3. Deixe informação e preços visíveis

Coloque-se no lugar de um cliente em potencial que não consegue identificar o modelo, a marca ou o preço de um óculo que chamou a sua atenção na vitrine. Essa é uma situação comum que pode ser evitada com o uso de etiquetas.

Para cada óculos, é preciso mostrar o modelo, a marca, o preço e outras características relevantes. O objetivo é ajudar os clientes que estão passando pela vitrine a avaliar rapidamente se o produto atende ou não às suas necessidades e preferências.

4. Chame atenção com tecnologias nas vitrines

Já existem opções acessíveis de tecnologias que podem ser integradas à vitrine de lojas físicas, seja qual for o tamanho do seu negócio. Veja alguns exemplos:

  • coloque códigos QR ou hashtags na vitrine que os clientes possam escanear ou usar para acessar promoções exclusivas nas redes sociais da loja;
  • use telas digitais para exibir vídeos promocionais, slideshows de produtos ou até criar uma experiência imersiva para os clientes;
  • instale espelhos interativos que permitam aos clientes experimentar virtualmente diferentes armações e estilos de óculos na vitrine.

Mesmo que inicialmente algumas dessas tecnologias representem um investimento extra, elas têm o potencial de gerar resultados positivos a longo prazo.

Vitrine de ótica em destaque, sem clientes

5. Planeje as vitrines com um calendário promocional

A chave para vender mais em períodos sazonais é a antecipação. Desde o estoque até a decoração para óticas, tudo pode ser coordenado com antecedência para garantir que sua ótica esteja pronta para encantar os clientes.

O calendário promocional é uma ferramenta extremamente útil nesse processo de planejamento. 

Ele funciona como um roteiro que guia ações promocionais para as datas mais importantes do ano em termos de picos de vendas.

6. Use táticas promocionais para aumentar a visibilidade das vitrines

Algumas ações simples podem ajudar a destacar os produtos na vitrine e aumentar o interesse pela loja. Separamos aqui as principais táticas para sua ótica:

  • utilize banners e adesivos na vitrine para anunciar promoções, descontos ou características especiais dos produtos;
  • mostre combinações de óculos e acessórios que complementam um ao outro, como óculos de sol com estojos ou lenços para limpeza;
  • crie vitrines temáticas para descontos sazonais, como liquidações de final de ano ou promoções de Dia dos Pais/Mães/Natal;
  • informe sobre os serviços exclusivos da ótica, como garantias estendidas, ajustes gratuitos de óculos e opções de financiamento.

Com essas estratégias, será mais fácil criar um senso de urgência e incentivo para os clientes entrarem na sua ótica.

Erros comuns a evitar em vitrines de óticas

Montar uma vitrine pode parecer simples, mas cuidado! Mesmo que você já tenha uma boa noção de como fazer, ainda corre o risco de cair em armadilhas.

 Vamos dar uma olhada nos erros mais comuns para evitar e garantir que a vitrine da sua ótica atraia clientes!

Desorganização e excesso de produtos

Se as prateleiras da loja estiverem desarrumadas, o cliente pode passar rapidamente pela vitrine sem notar nenhum item em particular.

Muitas vezes, essa situação surge da tentativa de exibir o máximo de produtos possível, na esperança de atrair a atenção de diferentes tipos de clientes. No entanto, o efeito pode ser exatamente o oposto do desejado.

A organização deve seguir uma lógica que facilite a compreensão das ofertas e destaque os produtos mais importantes ou promocionais. 

Menos por ser mais: uma vitrine com menos produtos pode ser muito mais atraente do que uma vitrine abarrotada e caótica.

Iluminação inadequada

Uma vitrine mal iluminada se torna pouco convidativa e até desinteressante. Como consequência, os produtos expostos não conseguem chamar a atenção de quem passa.

Esse erro geralmente acontece porque a iluminação é considerada muitas vezes um aspecto secundário na organização da vitrine, sendo negligenciada em favor de outros aspectos, como a quantidade e a disposição dos produtos.

A vitrine bem iluminada é aquela capaz de incentivar os clientes a parar e olhar mais de perto. 

Luzes muito fortes ou muito fracas, sombras indesejadas e reflexos causam o efeito oposto e desviam a atenção dos consumidores da vitrine.

Falta de atualização sazonal

A vitrine não pode permanecer a mesma por longos períodos, sem acompanhar as mudanças de estação, feriados ou tendências do mercado.

Atualizar a vitrine é uma oportunidade para destacar novos produtos, promoções e coleções que são relevantes para a época do ano

Sem isso, os clientes podem perder o interesse e optar por visitar concorrentes que apresentam vitrines mais atualizadas.

Para as óticas, a atualização sazonal pode significar dar destaque a armações com cores vivas durante o verão ou designs mais sofisticados e clássicos no inverno, por exemplo.

Uma vitrine de ótica moderna poderá ajudar seu negócio a dar destaque aos melhores produtos e chamar a atenção dos clientes. Então, use as nossas dicas para melhorar a exibição dos produtos da sua ótica e veja a diferença que isso faz.

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¹https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/aprenda-a-montar-uma-vitrine-capaz-de-atrair-mais-clientes

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