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5 dicas de como inovar na sua ótica e se destacar dos seus concorrentes

5 dicas de como inovar na sua ótica e se destacar dos seus concorrentes
5 dicas de como inovar na sua ótica e se destacar dos seus concorrentes

Como sabemos o ramo óptico é bastante competitivo o que torna ainda mais necessário se diferenciar, para sua ótica se torne especial frente as demais óticas.

Neste cenário a inovação tem um papel fundamental, pois ela permitirá que a sua ótica esteja sempre atualizada para oferecer o que há de melhor a seus clientes e assim consiga alcançar melhores resultados.

Confira a seguir as 05 dicas valiosas que reunimos para te ajudar nessa missão:

1. Ambiente da ótica

Quem não gosta de estar em um ambiente agradável não é mesmo? Por isto, cuide para que sua ótica seja atrativa para seus clientes, atentando-se para os seguintes pontos:

Mobiliário

Opte por móveis que exponha bem seus produtos, utilize também cadeiras confortáveis para que seus clientes fiquem à vontade na sua ótica e permaneçam por mais tempo. Posicione o seu mobiliário de forma que não prejudique a circulação, deixe espaços livres para que seu cliente possa circular livremente.

Iluminação

A iluminação é um ponto importantíssimo a ser considerado na ambientação da sua ótica, já que uma loja escura não é nem um pouco atrativa, passa uma ideia de descuido e pode afastar a sua clientela. Cuide para que usa ótica esteja sempre bem iluminada, isto dará mais visibilidade a seus produtos e tornará sua ótica ainda mais aconchegante para os seus clientes.

Limpeza

Outro ponto que deve ser prioridade na sua ótica é o cuidado com a conversação das suas instalações e a limpeza. Todos os detalhes são importantes, por isto esteja sempre atento para a higiene das paredes, do chão, das vitrines e, principalmente, das mercadorias. Mantenha o ambiente e os equipamentos sempre higienizados e organizados, este cuidado contribui e muito para percepção positiva da sua ótica por parte dos seus clientes.

2. Atendimento

Ofereça um atendimento personalizado, procure se atentar ao perfil de cada cliente para oferecer a ele produtos que sejam do estilo que lhe agrade. Faça diferente, saia do automático ao atender os seus clientes, cuide para que tenham uma boa experiência ao estarem na sua ótica.

Ex.: Existem óticas que chamam os clientes pelo nome, para criar maior proximidade, além de oferecer cadeira para sentar, café, água e outros mimos. Todas estas cordialidades ajudam o cliente a se sentir especial e querer voltar na sua ótica.

3. Pós-venda

Segundo estudos, o custo de conquistar um novo cliente é de 5 a 7 vezes maior do que para manter um cliente atual.

Por isto, é preciso se atentar para o relacionamento com seus clientes, mesmo após a venda concluída. Entre em contato e verifique se o cliente está satisfeito com o produto, aproveite para demonstrar ao cliente a importância dele para sua ótica. Além disso, por meio deste contato pode-se identificar possíveis falhas e assim fazer ajustes para melhorar a qualidade do seu atendimento e dos produtos disponíveis na sua loja.

Aproveite datas comemorativas para enviar mensagens, como de parabéns na data do aniversário e boas festas no final de ano. Desta forma, ele se sentirá prestigiado e quando precisar de óculos novos terá em mente a sua ótica.

4. Marketing Digital

Inove na comunicação da sua ótica com o marketing digital. São inúmeras possibilidades com custos acessíveis, que ajudam a alavancar as vendas, colocando a sua empresa em um outro patamar.

Redes Sociais

Segundo pesquisa divulgada pelo Hootsuite, intitulado “Digital in 2018: The Americas” 60% dos brasileiros fazem uso frequente das redes sociais. Por isto, marque presença nas redes, criando perfis comerciais da sua ótica.

Utilize este espaço para divulgar seus produtos, desenvolva também posts com conteúdos interessantes que possam chamar a atenção do seu público, isto cria maior engajamento e aumenta o seu número de seguidores.

Aplicativo de mensagem

Segundo a mesma pesquisa que mencionamos anteriormente, 56% dos brasileiros utilizam o WhatsApp, este aplicativo de mensagens se tornou um ótimo aliado das empresas, por ser um canal de comunicação simples e direto com os clientes, com custo muito baixo, por exigir apenas um smartphone com acesso à internet.

Com ele você pode interagir com seus clientes, resolver possíveis problemas e ter uma resposta mais rápida. Além e ser mais um canal de divulgação dos seus produtos.

A versão comercial WhatsApp Business é ainda mais vantajosa, pois tem ferramentas especiais para o uso de empresas, sem nenhum custo adicional.

E-mail marketing

Utilize as informações dos clientes cadastrados no sistema da sua ótica para disparar e-mails marketing , eles são um canal de comunicação importante para o relacionamento com o seu público.

É possível utilizar vários formatos de e-mails, que podem ser utilizados para divulgar, ofertas e novas coleções, cartões comemorativos, avisos importantes, etc.

5. Tecnologia

A tecnologia é uma ótima aliada na inovação da sua ótica, ela irá facilitar a implementação de muitas das dicas que mencionamos acima. No mercado existem softwares específicos para a gestão de óticas que automatizam todo o fluxo de trabalho da sua ótica e torna o seu atendimento mais rápido e eficiente.

A PWI Sistemas desenvolveu o Vixen Ótica, sistema de gestão, que conta com diversas funcionalidades primordiais para o bom funcionamento de óticas.

Dentre elas, o módulo CRM (Customer Relationship Management) é um termo em inglês que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ou seja, esta ferramenta ajuda a gerenciar o relacionamento com os seus clientes através de funções, que permitem o registro das interações de forma individual e personalizada, o que favorecendo a fidelização.

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